top of page

Bancos indígenas do Brasil

Fralin Museum of Art - University of Virginia, EUA, 2021

 

Curadoria

[exposição online]

Esculpir bancos de madeira é uma prática artística de longa data entre os povos indígenas do Brasil. Esses bancos são utilizados tanto com propósitos cerimoniais quanto na vida cotidiana das comunidades. Alguns são zoomorfos, representando animais da fauna brasileira e entidades espirituais, enquanto outros tomam uma forma mais geométrica, pintados com pigmentos naturais ou cravados com grafismos.

"Estamos diante de uma riqueza artística formidável que nos convida a compreender melhor as artes indígenas e suas profundas significações, sobretudo, concluir que não se trata aqui de produções unicamente de um povo, mas de uma diversidade de mais de trinta povos nativos, cada um com sua forma peculiar de rubricar e entender a arte. Além disso, cada um desses povos conserva práticas de conhecimentos milenares. Nós somos mais de 300 nações indígenas, falando mais de 274 idiomas só no Brasil, estamos explorando aqui somente 10% do número de povos a nível de Brasil na arte de confeccionar bancos em madeiras."

Ariabo Kezo, educador e escritor do povo Balatiponé

Esta exposição apresenta 188 bancos contemporâneos que pertencem à Coleção BEĨ, sediada em São Paulo, Brasil, e conta com o trabalho de artistas provenientes de 34 povos indígenas de diferentes regiões do país. Buscando dar centralidade e ampliar perspectivas indígenas e colocá-las em diálogo entre si, criamos um mapa geoespacial situando cada banco em seu local de criação.

Curadoria: Mariana Brazão, Marina Frúgoli e Adriana Greci Green

 

online exhibition

bottom of page