top of page
  • Ícone do Instagram Preto

l'atelier

exposição coletiva

Casa Zalszupin, 2025

curadoria

texto curatorial:

​​

A marca de móveis l’atelier foi fundada por Jorge Zalszupin em 1959 e gerida por ele até o final da década de 1970. Conhecida pelo uso da madeira laminada curvada e, posteriormente, pela inovação com o plástico, começou como uma pequena manufatura de elegantes móveis modernistas e chegou a ser uma fábrica com mais de duzentos funcionários produzindo em série linhas irreverentes de móveis e objetos com ares futuristas, contribuindo para a industrialização da produção moveleira no Brasil. 

A presente exposição inspira-se nos catálogos e propagandas da l’atelier para propor um diálogo entre design, arte e arquitetura imbuído do espírito livre e bem-humorado de seu fundador. Na comunicação da marca, os princípios racionalistas mesclavam-se à ludicidade e, por vezes, à ironia: sob uma identidade gráfica arrojada e pop, composições juntavam o mobiliário com obras de arte abstratas e geométricas de cores vibrantes, conferindo jovialidade às composições. 

Ambientado na casa de Zalszupin, o mobiliário modernista da l’atelier contracena com obras de artistas contemporâneos ao arquiteto ligados ao construtivismo. Ao unir arte, arquitetura, design gráfico e de mobiliário em um pensamento integrado, foi natural que artistas construtivistas tenham transitado entre essas diversas disciplinas, como foi o caso de Geraldo de Barros, Hércules Barsotti, Hermelindo Fiaminghi, Lygia Pape e Maurício Nogueira Lima, entre outros. 

A liberdade do pensar e do fazer foi um valor fundamental na trajetória de Jorge Zalszupin e se reflete na produção da l’atelier, onde conviveram rigor e expressividade formal. Com o mesmo espírito agregador, a exposição compõe cenas onde o mobiliário convive com a abstração geométrica de artistas ligados aos princípios construtivistas, mas também trabalhos desses mesmos artistas em momentos que dialogaram com a abstração orgânica, a nova figuração e o pop.

Curadoria

Marina Frúgoli

​​​​​

Com móveis l'atelier e obras de:

Abraham Palatnik

Amilcar de Castro

Franz Weissmann

Genaro de Carvalho

Geraldo de Barros

Hércules Barsotti

Hermelindo Fiaminghi

Ivan Serpa

Jandyra Waters

Judith Lauand

Luiz Sacilotto

Lygia Pape

Maurício Nogueira Lima

Max Bill

Ubi Bava

Wesley Duke Lee

Fotos

Ruy Teixeira

© Marina Frúgoli

bottom of page